sábado, 2 de outubro de 2010

Patos domésticos

 A criação de patos (ainda pequena) parece algo desafiador, pois as informações são fragmentadas e muito variadas, uma vez que há raças, regiões e climas diferentes, além de objetivos variados.
Começamos a criação por acaso com informações de alguns criadores e internet.  Hoje já aprendemos um pouco.  Perdemos muitas crias e esperamos poder chegar num índice de aproveitamento perto de 90%.  Estamos aproveitando ao máximo material já usado para a confecção dos ninhos e instalações.  Usamos água vinda de uma pequena nascente, mas que não para de correr mesmo em longa estiagem.  Assim, eles tem água de excelente qualidade. Foi muito importante ter aprendido (acho que alguém da Embrapa) que os filhotes novos não devem ter muito contato com água - realmente perdemos alguns em função disso.  Entupiu o cano de saída, criou-se uma piscina em um dia frio.  Foi uma combinação ruim onde alguns não aguentaram.  Isso faz-me planejar uma instação com aquecimento para dias frios, mas para levar energia elétrica até eles, vou precisar investir em fio (compensa ?). Talvez em separado.  Hoje coloquei alguns mais novos (chuva e frio) dentro de uma caixa de papelão, com comida e água + verde.  Instalei uma lâmpada de 40 Watts que deixou o lugar bem agradável.  Quando parar a chuva, desligo a lâmpada e só depois de um tempo os levarei para o ambiente natural.


Assim entulhei um material sobre a água (foto acima) para permitir somente que bebem-na e não tenham contato demasiado com ela.  Segundo informação pesquisada, até 15 dias, esses patinhos não possuem uma camada de penugem que os protegem do frio.  Os mais velhos já não tem essa dificuldade e no seu espaço eles tem água à disposição.  Mesmo assim acidentes acontecem, como o que ocorreu num dia chuvoso e frio, quando um patinho enroscou sua para num capim que engenhosamente a prendeu em outro ramo.  Imobilizado e totalmente molhado, acabou morrendo,  Uma pena, pois era uma cria já com bom tamanho. Percebi que a colocação de folhas de jornal para os novos é uma boa opção para absorver o excesso de umidade que eles carregam para dentro do abrigo.  Qua dá trabalho, isso dá.


Estamos no processo de identificarmos um tipo de ninho que combine conforto, produção e custo baixo com
visual agradável ao ambiente.


num próximo post vou abordar as instações.

2 comentários:

Anônimo disse...

olá catossi, estou muito feliz ,porgue esta semana nasceram uma nimhada ,gue tinha 18ovos ,mais agorou 4ovos estou com 15 patinhos para ajudar a cuidar ; fora os gue nasceram em novenbro eram 10 mais morreram 2 restam 8 ;enfim estou com muitos patos

Luiz Carlos Catossi disse...

Olá Anônimo criador de patos. 23 patinhos já dão um pouco de trabalho. Vc viu um post que falo da pata campeã ? Ela tinha usn 30 ovos e nasceram 26. Fiquei admirado.