domingo, 24 de outubro de 2010

Sabiás - ninho no limoeiro

 Foi um privilégio acompanhar durante um mês do surgimento dos ovos até o momento da independência. Percebi que quando chegava próximo do limoeiro, que está o lado da casa de meu pai, o sabiá voava.  Desconfiado, fui conferir e lá estava o ninho já com os 3 ovos.  Não sei o que aconteceu com o primeiro que sumiu.  Um segundo simplesmente 'gorou'.
De cor azulada e manchas em marrom, é um belo ovo.

 14 nov - Ninho pé de limão

14 nov - 

20 nov -
 

 21 nov - aqui  com efeito da luz solar, parece que tem mais penugem.

 25 nov -

29 nov -  nessa idade eles mandam ver nas minhocas.  É só a mãe aparecer que eles engolem.  Veja detalhe da sujeira no bico dele.

01/dez - aqui nosso amigo começa a arrumar cobertura.

05/dez -  já com penas fica a expectativa de quando sairá.

12 de dezembro/09 - Assustado com nossa visita ele saiu do ninho, mas ainda sem a destreza para o vôo; assim, com os cães por perto, o colocamos numa gaiola onde a mãe o alimentava.  Depois de uma semana deixamos eles seguirem seu caminho. Foram 30 dias de aventura.
Se vc perguntar, eu figo que valeu muito !!!

5 comentários:

Cintia disse...

Olá,
Também estou com a presença de um ninho de Sabiá com 2 ovinhos.
Notei a presença também pelo canto da Sabiá e para onde ela se direcionava.
Vou acompanhar também esta aventura e postarei as fotos!

Luiz Carlos Catossi disse...

olá Cintia. Uma vizinha está criando, num viveiro, um filhote que agora é adulto e segundo informações colhidas com algumas pessoas, é o macho que canta... precisamos confirmar isso.

Cintia disse...

Sério!!! Notei hoje 3 Sabiás rondando o lugar do ninho...mas tenho uma dúvida, este ninho fica há menos de 1 metro do chão e a noite não vi a Sabiá chocar os ovinhos. É normal?

Luiz Carlos Catossi disse...

É... o ninho que eu acompanhei, ficava num limoeiro, cerca de 1,5m do chão. Assim, parece que é normal.
Creio que logo ela ou ele, sei lá, deve parar no ninho para chocar os ovos. É um tipo de ovo (cor) muito bonito. Aqui tem muito sabiá chamado vermelha (peito é avermelhado) enquanto eu já presenciei (tipo norte do Paraná) só a cinza.

Cintia disse...

Então está certo. O ovo e a construção são belíssimos! Vou acompanhar e registrar cada momento. Postarei as fotos após e te mantenho informado do andamento!