domingo, 24 de outubro de 2010

Patos domésticos III

Estamos nos primeiros dias de outubro/10, com dias nublados e molhados, com temperaturas variando de 10 a 25º C.  Os patinhos novos sofrem e muitos morrem sem um sintoma definido.  Assim, toda a atenção que puder ser dispensada a eles evitará mortes.  Os mais novos tem instalação adequada para eles,

mas não é o suficiente.  Assim, providenciei uma caixa plástica, dessas grandes, fechei as aberturas (quase todas), instalei uma lâmpada de 40w com a devida alimentação, como pode ser vista na foto seguinte.
devo fazer uma tampa com isopor em duas partes.
Na parte inferior um saco de ráfia e bandeija de inox - lateral cxas de TetraPak
Água em pote pequeno para não entrarem - quirela c/farelo - Serralha
Foi de improviso.  Estão na caixa, cerca de 16 filhotes.  Houve somente uma morte. Um maior reagiu com o uso de Avitrim (anti-biótico).  Tem um menorzinho ainda em fase de fortalecimento.  Há custo da atenção.  Cada 3 horas é necessário olhar e repor comida.  Bebem muita água.
chegam a ficar coladinhos na lâmpada.  Importa é ficar aquecido.  Logo chega a primavera e espero as temperaturas mais altas, mas para o próximo inverno, penso em algo mais térmico para colocar sobre o solo de cimento; talvez um emborrachado que é mais fácil de limpar.

Falando em solo de cimento, creio que os ninhos deverão ter esse ítem como obrigatório.  Vejam na foto abaixo o que aconteceu.
Temos sofrido ataque de ratazanas (aqueles ratões bravos com rabo comprido - cerca de 20cm). Veja o buraco que fez por debaixo do ninho.  Lançou vários ovos fora. Ao ter acesso ao ninho, por dentro, os ovos caíam e eram empurrados para fora; não comeu.  Creio que procurava por filhotes.  Tenho colocado muitos envelopes de veneno debaixo de goivas de telha.  O veneno está sendo consumido, mas parece que há uma grande família de ratazanas na nossa região.
Se você tiver dicas a respeito, agradeço.

atualização em outubro/2010 - instalações

Creio qye chegamos em um padrão novo de ninhos

Nenhum comentário: