sábado, 26 de março de 2016

Araucaria angustifolia - 1898

Então, esse pinheiro, o Araucária, já foi muito presente no sul do Brasil, porém sua madeira foi muito explorada e resolveram criar reservas e mesmo uma lei proibindo seu corte, objetivando preservar a espécie.  Já postei a respeito, alegando que toda "canetada" tem distorções, pois as leis são muito influenciadas pelos lobby's existentes no parlamento.  Exemplo: no interior, quando se vê um pequeno pé de pinheiro Araucária, ele é imediatamente cortado, pois dizem quem o faz, que quando crescer você não consegue mais cortá-lo...  Infelizmente, no Brasil, acham que educar é um processo de custo alto e mais fácil é criar uma lei, por isso que disse acima que é na 'canetada'.
Quando vc usa a educação, vai prevalecer o bom senso e critérios que a sociedade pode adotar.  Eu por exemplo, não deixo ele crescer na margem da estrada ou próximo de uma casa, já que seus galhos representam sério risco em épocas de ventos fortes.   Já retirei galhos da estrada que se caíssem sobre um veículo, certamente faria grande estrago e até mesmo uma fatalidade.

Essa árvore causa admiração, primeiro pela sua formosura, depois pelo seu fruto, o pinhão.

Admiro muito a sua estrutura física e principalmente a região onde os galhos estão fixados no tronco, originando o tal "nó de pinho".



Enquanto quase todo o pinheiro é composto por uma madeira clara e "mole", o que a caracterizou uma madeira para móveis e construções, o nó de pinho é de madeira extremamente densa, dura, e que foi por muito tempo (ainda deve ter resquícios) usada em lareiras.  Ele demora muito para ser consumido pelo fogo e quando isso acontece, vc vê a presença de um óleo/resina gerando uma fumaça.

O nó de pinho não era usado nos fogões de lenha, pois suas chamas eram muito fortes (poder calorífico) e provocavam a quebra ou rachadura das chapas desses fogões.

Por isso era apreciado para uso em lareiras.




Quem conhece de perto pode entender uma indagação:
-como um galho de pinheiro não se solta do tronco ?

Há galhos, estimo eu, com mais de 10m e com peso que um homem só teria dificuldade em mover do chão.   Agora, como fica isso lá em cima, praticamente a um ângulo de 90º ?
Não bastasse isso, e quando ocorrem os fortes ventos ? Suas copas ficam acima das outras...
Além disso, quando as pinhas crescem, tem galho com mais de 3 pinhas.  Tem pinha com peso cerca de 2 kg...

Só pelas informações acima vc já pode criar uma imagem mental de uma estrutura bem complexa.


Hoje quero mostrar algo que encontrei na natureza e que foi alvo do fogo, mas ajuda a entender com o nó de pinho se dispõe na árvore do pinheiro.  Pela foto acima, podemos ver que os galhos estão paralelos uns com os outros e as imagens que seguem, mostram isso.
Mais um detalhe: a árvore do pinheiro tem anéis e cada anel, segundo os antigos, representa um ano de vida.


Aqui vocês podem ver a madeira do tronco que ainda não se decompôs, mantendo unidos os três nós. Depois ele são separados e sofrem ainda mais a corrosão do tempo, ficando tão somente a parte de cerne mais densa.

Aqui, nessa próxima foto tentei mostrar como o galho fica em relação ao nó.

Observem que na ponta do galho que caiu, tem uma coloração mais avermelhada.  Essa é a parte mais densa da madeira e que caracteriza a ligação do galho com o tronco, onde está o nó.

Outra curiosidade é uma estrutura tubular que está presente dentro do galho e que dificilmente é encontrada.  A segunda foto é da 'cavilha' que certamente tem uma função física na estrutura de resistência do galho.



Há muito já tinha postado essas que são bem nítidas, dá para ver bem o local e a cavilha.


Se quiserem ir mais a fundo em detalhes, tem o site da wikipédia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arauc%C3%A1ria

Segue uma cópia de foto interessante:
link.:  http://biovegetaleanimal.blogspot.com.br/2013/05/cultivo-da-araucaria-o-pinheiro-do.html


Nenhum comentário: