sábado, 12 de março de 2016

Sal (Marinho, mineral, refinado, etc.)

Pois então, ontem ao preparar um pouco de sal, achei uma boa idéia publicar aqui algo que pode ajudar no seu dia-a-dia.
A maioria das pessoas não sabe a diferença entre os sais, palavra essa que é bastante genérica, pois tem sal de todo o tipo... Mas normalmente falamos do culinário.
Assim, quero publicar alguns links e algumas poucas, mas boas, informações sobre o sal que vai na nossa alimentação e depois minhas fotos...

Tipos de sal (forum do yahoo) 
link.:  https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110623074231AAfbiF7

o marinho e o de rocha (sal-gema). 
O sal marinho é extraído pela evaporação da água do mar e o de rocha, retirado de minas subterrâneas resultantes de lagos e mares antigos que secaram. 

Sal de cozinha, de mesa ou refinado 
É o mais comum e o mais usado no preparo de alimentos. É dissolvido e recristalizado a temperatura e pressão controladas em instalações industriais. De acordo com as leis brasileiras, o sal de cozinha deve ser acrescido de iodo para se evitar o bócio. 

Sal marinho 
Há diversos tipos de sal marinho, dependendo de sua procedência, e a cor de seus cristais pode variar. Bastante usado na cozinha macrobiótica, pode ser colocado num moedor e moído na hora. 

Sal grosso 
Produto não refinado apresentado na forma que sai da salina. Em culinária é usado em churrasco, assados de forno e peixes curtidos. 

Sal light 
É um produto com reduzido teor de sódio, fruto da mistura de partes iguais de cloreto de sódio e cloreto de potássio. Ideal para pessoas com dietas restritivas ao sal. 

Sal kosher 
Sal com cristais grossos e irregulares podendo ser extraído de mina ou do mar, desde que sob supervisão de rabinos. Como sua granulação é mais grossa, é preferido pelos chefes de cozinha, pois adere com maior facilidade à superfície de carnes. 

Sal de Guérande 
Considerado o melhor do mundo, esse sal tem produção artesanal. Extraído na cidade de Guérande, região da Bretanha, França, é um condimento caro. A versão especial desse sal é a chamada "fleur du sel", ainda mais rara. 


Site do Hospital Albert Einstein
link:   http://www.einstein.br/blog/paginas/post.aspx?post=1300

Sal Refinado: O sal refinado (comum), como o próprio nome diz, passa por um processo de refinamento, no qual através da adição de substâncias químicas são branqueados e ficam mais soltinhos. Sua aparência fica melhor, mas não seu aspecto nutritivo, já que, neste processo, muito de seu valor nutricional é perdido. Além disso, muitas das substâncias químicas anteriormente adicionadas, como conservantes, por exemplo, permanecem no produto final.
Sal Light: enquanto o sal comum, ou refinado, tem em sua composição 99% de cloreto de sódio (NaCl), o light tem em sua formação 50% de cloreto de sódio (NaCl) e 50% de cloreto de potássio (KCL). Portanto, ele possui um menor tempo de retenção no organismo (menos quantidade de sódio) o que é vantajoso para os hipertensos e paras as pessoas que retêm líquidos. No entanto, se você possui alguma doença renal, o sal light não é recomendado por ter em sua composição o potássio.
Outra vantagem é que o sal light possui um sabor mais suave, mas não deixa de salgar os alimentos. Se for optar por substituir o sal refinado pelo sal light, atenção: o sal light deve ser usado nas mesmas quantidades que o sal comum, ou seja, não deve ser usado em excesso por ser “light”.


Sal Marinho: é obtido pela evaporação da água do mar, o que o torna mais puro. Este tipo de sal não passa pelo processo de refinamento. Além disso, é mais escuro e seu sabor é menos salgado que o do refinado. Por não ser refinado, o sal marinho mantém os microminerais que geralmente são removidos durante o processo de refinação, inclusive o iodo (o sal contém aproximadamente 84 minerais que são eliminados durante o refino).


Vitao alimentos
link:  http://www.blogvitaoalimentos.com.br/2013/07/qual-diferenca-entre-sal-refinado-sal.html

Sal Marinho e Sal Mineral
O Sal Marinho Natural contém cerca de 84 elementos, dentre eles: iodo, enxofre , bromo, magnésio, cálcio, etc. os quais são perdidos durante o processo de refinamento.
Com relação ao iodo, como nossa alimentação é pobre nesse mineral, ele deve ser acrescido na industrialização do sal refinado, no sal marinho e mineral, ele está presente naturalmente. O sal mineral apenas difere do marinho, quanto à sua fonte, pois enquanto o primeiro é obtido a partir da evaporação da água do mar, o sal mineral é extraído de minas subterrâneas.

Função do sal no organismo
O sal equilibra o meio aquoso de nosso corpo (célula <-> meio externo a ela), facilita (carreia) a troca de água entre as células e seu meio externo, ajudando na absorção de nutrientes e na eliminação de detritos. O Sódio é necessário na transmissão dos impulsos nervosos e na contração muscular, inclusive nas batidas do coração.

Excesso de sal (sódio)
Algumas pessoas, sobretudo as mais idosas e obesas têm uma tendência maior em reter sódio no orgaismo o que, consequentemente, leva a um acúmulo de líquidos no organismo. As artérias, com o tempo, perdem a capacidade de distensão o que propicia a hipertensão.


Voltando...

1. ) sempre que ouço recomendações médicas ou de cientistas, eu "coloco as barbas de molho", pois já ouvi bastante besteira...  
     O médico, o cientista, o pesquisador, seja lá quem for, é um SER HUMANO, sujeito à falhas e raciocínios errados.  Portanto, recomendo pesquisar bastante e ainda assim, tenha sempre uma ? Interrogação à respeito.
     O sal é uma delas... A abordagem é geralmente genérica e unilateral.  Normalmente os cardiologistas é que gostam dessa linguagem ($$$).

2.) Há um bom tempo venho usando o sal marinho, o que vinha aumentando o valor $ deixado no caixa do supermercado, já que ele possui um valor de venda muito maior que o refinado.  Em alguns casos três vezes mais. Comecei a pesquisar e....

Solução encontrada:  Sal grosso moído no liquidificador.  Alguns aparelhos vem com um processador para temperos.


sal grosso, já um pouco moído desde que saiu da salina


 Dentro do copo processador de temperos...
 Vc precisa colocar pequenas quantidades para evitar a queima do aparelho....
 Você pode usar o botão de velocidade até o mínimo, porém o botão de "pulsar" é o recomendado



Aí está o resultado: Sal marinho, puro com aqueles 84 micro-minerais e sem processo químico para limpeza. E com preço de sal grosso !!!!!

Nenhum comentário: