quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sapos. Quem gosta deles ???

Pois é !!! Nasci numa cidade do norte do Paraná e não tenho lembrança de ter visto um sapo por lá.  Olha que nasci numa fazenda e vivia pelos riachos, matos, grotas...  Acho que na cartilha do ensino fundamental (era o primário) tinha um sapo na letra "S".  Quando cheguei em Curitiba no ano de 1970, no mês de julho, meu, que era aquilo.  Tinha sapo prá todo lado que vc olhava/andava.
À noite então, próximo dos postes com lâmpada (eles esperam os insetos) tinha reunião de gang's.


O tempo foi passando e as valetas foram dando lugar ao esgoto encanado e os sapos foram desapercebidamente sumindo...  Em contraposição (meu Deus... quanto palavrão...) as aranhas-marrons tiveram sua população aumentada, assim como outros insetos.
Eu não ensinei meus filhos a terem medo, mas sim a respeitar os locais de possíveis habitat de algum bicho.  Assim, lembro-me de uma vez, num verão (cerca de 1984), que um dos meus filhos (Carlinhos) fez a mulherada sair correndo e gritando, pois lá vinha ele com um belo sapão na mão, todo faceiro para mostrar o que ele tinha achado...
Pulando no tempo para 2010, passei a ter a companhia do Tibúrcio.
Um belo exemplar como vcs podem ver pela foto acima.  Difícil de pegá-lo já que é muito grande; talvez uns 20 x 15 cm.  Não é um sapo boi.  Segundo a Wikipédia, há 4.800 espécies de sapos.
Ainda não entendi se ele é macho de verdade ou uma fêmea, pois um dia peguei-o assim como essa foto abaixo ilustra, com ele embaixo.  Na natureza os machos, geralmente ficam por cima.
E aí Tibúrcio ? que time vc joga ?
Com ele aprendi a não ter "nojo" de sapos e sim a aprender a manuseá-los.  Não tem aqueles cáras que pegam cobras, serpentes, escorpiões, etc. ?  Então, estou evoluindo.  Agora, pior do que pegar cobra é pegar uma traíra (peixe).  Muito lisa, mas que sabonete molhado, e com uma boca provida de afiadíssimos dentes....

Nenhum comentário: