terça-feira, 4 de outubro de 2011

Cupim

Senti-me em falta com este blog.  Afinal vi com 'os meus próprios olhos', agora cinquentão, uma rainha de cupim, desses cupinzeiros que crescem no campo. Em falta, porque eu simplesmente guardei essas fotos por muito tempo... Sorry.
Esse inseto faz uma construção interessante, tanto para baixo como para cima do solo.  Cria uma liga que a terra torna-se muito resistente à pancadas e sómente com uma ferramenta afiada e muita disposição, é que vc consegue danificar o citado cupinzeiro.
No detalhe um pequeno cupim próximo da rainha. É de impressionar o tamanho dela. Deveria ter cerca de 8cm, enquanto um cupim deve ter 5mm.
Nós usamos uma tática: com uma grande alavanca, deslocando a base subterrânea; assim como não era tão grande, o tombamos e aos poucos fomos quebrando-o como nessa foto:


Não sou especialista em cupim, mas já ouvi que esse do solo nada tem a ver com aquele que ataca as madeiras.... quem quizer e tiver paciência, pode pesquisar e postar comentários aqui.  Tem uma época do ano que elas saem voando aos montes e são chamadas 'aleluia'; um inseto que voando de repente larga suas asaa e desaparece.  Parece que esse aí é o cupim devorador de madeira.  Se for, eles são bem diferentes.
Mande sua contribuição sobre esses insetos tão desconhecidos.

Nenhum comentário: