quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pica-pau, filhotes

Existem vários tipos de pássaro, chamados de Pica-Pau.  Aqui (no sul do BR onde resido) temos em maior quantidade o Chen-Chen que talvez seja o "Colar Dourado" abaixo.   Vistoso com tons mesclado de cinza nas costas (tipo carijó) e amarelo no peito.  Também, mais raro, o famoso cabeça vermelha, inspiração do desenho na tv.
Alguns exemplos brasileiros:
Pássaro bonito é aquele observado livre na natureza.
Por vezes ficamos de frente  com tipos antes nunca vistos e percebemos que não sentem medo, dando a impressão que ainda não conhecem o 'homem'.

Agora, no final de novembro e início de dezembro, estamos presenciando uma ninhada de Pica-pau.  A mãe é toda marrom avermelhada e não é pequena. Fez (ajuntou umas cascas de Pinus) o ninho dentro de uma cobertura de portão.  Esperta, pois o local é muito bem protegido.

Segue uma foto. Se conseguir mais alguma, complemento depois.


Atualizando em 05/dezembro/2010.
- ao tentar vizualizar os filhotes para confimar se já tinham penas e a que ponto estavam, provoquei uma revoada; porém eles ainda não estão 100% aptos ao vôo e assim foram ao chão. Perigo á vista: 3 cães ávidos por uma ave.  Devolvemos ao ninho, todos eles, exceto um que escondeu-se sendo localizado mais tarde.  Com a dificuldade de alcançar o ninho, optamos por deixá-lo numa gaiola (peça de museu, aqui), à semelhança do que fizemos com um sabiá e cuja experiência deu certo.
Só que nesse caso a mãe não apareceu para tratá-lo, pois existiam outros filhotes no ninho e até o final do dia de hoje ele ainda estava só.
Diante do ocorrido, tive que optar por ser babá.  Literalmente, tive que enfiar garganta abaixo, algumas minhocas, uma aranha, água e caldo de manga.  Seguem abaixo três fotos onde vocês podem ver a posição em que ele gosta de ficar: na vertical e por último um jeito de estar sossegado, num ambiente amigo e de estômago bem cheio...
Um detalhe curioso: ele está solto ! Mas não vai embora.





Acho que vou parar de ficar espiando ninho de passarinho.....



Nenhum comentário: