sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Patos / Ducks - recorde

Para quem conhece ou viu criação de patos, sabe que o normal de uma boa eclosão fica na conta de uns 15 ovos, até 18.  Percebi que patas mais novas chegam a chocar 1 ovo (aí precisa haver remanejamento de ovos).
Percebido também que a pata tem a função de chocar os ovos e depois somente ensiná-los a comer e beber. A partir de então passamos a usar um irmão maior na função e liberamos a mãe.
Hoje quero documentar um feito significante de uma pata.
Quando eu via a quantidade de ovos que havia no ninho (também descuido meu), imaginava que a maioria iria perder-se, pois ela não tinha como cobri-los todos.


Engano meu !
Dois ovos falharam.

Um filhote nasceu antes do tempo e acabaou morrendo.
Mas, 26, isso mesmo, 26 crias nasceram.  A maioria com a ajuda da mão do homem para abrir os ovos e tirar a película de proteção.
Uma belha ninhada.  Que venham muitas outras dessa maneira.

4 comentários:

Bruno. disse...

Espero que continue postando informações sobre Patos.
Meu filho acabou de ganhar um casal de patinhos (apenas de estimação) e suas informações me ajudaram muito na criação destes.

Obrigado!

Luiz Carlos Catossi disse...

Legal. Disponha, para o que eu puder ajudar.

Franklin Carneiro disse...

Caro Catossi
Decidi iniciar uma pequena criação de patos no quintal de minha casa, mais por adorar animais que por interesses pecuniários ou de consumo e quero agradecer pelas tuas dicas e comentários. Com certeza me basearei nos teus acertos, imitando-os e nos teus erros, evitando-os. De quaIquer forma teu blog foi extremamente útil.
Abraços
Franklin Carneiro

Luiz Carlos Catossi disse...

Legal Franklin! Muitos acham que é tempo jogado fora, mas só eu sei o que curto com a pataiada... Ainda tenho muito o que aprender. Parece que eles também desenvolvem uma relação conosco. Abraço.