Para quem conhece ou viu criação de patos, sabe que o normal de uma boa eclosão fica na conta de uns 15 ovos, até 18. Percebi que patas mais novas chegam a chocar 1 ovo (aí precisa haver remanejamento de ovos).
Percebido também que a pata tem a função de chocar os ovos e depois somente ensiná-los a comer e beber. A partir de então passamos a usar um irmão maior na função e liberamos a mãe.
Hoje quero documentar um feito significante de uma pata.
Quando eu via a quantidade de ovos que havia no ninho (também descuido meu), imaginava que a maioria iria perder-se, pois ela não tinha como cobri-los todos.
Engano meu !
Dois ovos falharam.
Um filhote nasceu antes do tempo e acabaou morrendo.
Mas, 26, isso mesmo, 26 crias nasceram. A maioria com a ajuda da mão do homem para abrir os ovos e tirar a película de proteção.
Uma belha ninhada. Que venham muitas outras dessa maneira.
4 comentários:
Espero que continue postando informações sobre Patos.
Meu filho acabou de ganhar um casal de patinhos (apenas de estimação) e suas informações me ajudaram muito na criação destes.
Obrigado!
Legal. Disponha, para o que eu puder ajudar.
Caro Catossi
Decidi iniciar uma pequena criação de patos no quintal de minha casa, mais por adorar animais que por interesses pecuniários ou de consumo e quero agradecer pelas tuas dicas e comentários. Com certeza me basearei nos teus acertos, imitando-os e nos teus erros, evitando-os. De quaIquer forma teu blog foi extremamente útil.
Abraços
Franklin Carneiro
Legal Franklin! Muitos acham que é tempo jogado fora, mas só eu sei o que curto com a pataiada... Ainda tenho muito o que aprender. Parece que eles também desenvolvem uma relação conosco. Abraço.
Postar um comentário