quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Imbuia - mudas

Creio que já postei alguma coisa sobre a árvore Imbuia.  Ela me impressiona pela cor, densidade e desenhos da sua madeira.  Antes dos anos 80 ela foi muito usada para construção de móveis chamados de 'colonial'.  Até o cheiro dela é especial. A raiz laminada produzia um produto chamado de 'rádica' que era muito valorizada, haja visto a dificuldade em se produzi-la.  Tinha um desenho todo retorcido.

Procure na Internet e verá quanto se pode fazer de especial com essa famosa Rádica.

Assim, onde eu nasci (norte do Paraná), não havia esse tipo de árvore, aliás, só tinha Eucalipto (1970 - tinha 13 anos), Cinamomo[sta bárbara], Mangueiras.  Essas, são as árvores que me lembro.  Meu pai conta sobre o desmatamento que houve por lá, a fim de que pudessem plantar; coisa horrível nos dias de hoje.  Ele conta que haviam árvores em 4 homens trabalhavam a machado, todos ao mesmo tempo e um dia, as vezes até dois dias para conseguir derrubar.  Depois ? Fogo.  O fogo corria solto até apagar, sem conseguir consumir toda a árvore, já que o cerne permanecia.  Quando eu nasci (1957) só havia café e pasto.  Deu no que deu: assoreamento dos rios.  Alguns desapareceram por completo.


Aqui em Curitiba fui apresentado a ela (imbuia) e desenvi certa admiração.  Quando vendedor de móveis (1982 a 1989), vendi muito produto fabricado em São Bento do Sul-SC e região.

Em Rio Negrinho-SC pude estar bem perto de várias árvores remanescentes de um desmatamento e pelo menos ali elas mostraram que não poderiam viver fora da floresta e estavam em processo de morte.
Trouxe algumas raízes secas e  percebi que ela cresce em espiral.

Mais recentemente, em Bocaiúva do Sul-PR, também outra propriedade com raras árvores, mas ali pude coletar sementes e mudas.  As sementes deram poucas mudas, mas deu resultado; veja na primeira foto, duas mudas:

Agora, veja a planta oriunda de uma muda.  Isso com um ano.

Essas mudas vão gerar árvores que eu verei quando velhinho, mas alguém tem que plantar.

No intetior, proibida a sua extração, elas não são valorizadas.  São utilizadas até para palanques de cerca.
 Essa aqui o fogo não conseguiu devorá-la por completo.
ERRO:  Nunca deixe a Imbuia como na foto acima.  Ela fatalmente irá morrer.  Quando não há mata, associe com árvores que possam fazer sobra à ela, associando-a principalmente ao pinheiro Araucária.


Em outro post, quero mostrar umas peças produzidas em imbuia e restauradas.

6 comentários:

Gian Zelada disse...

Muito interessante. Fiquei encantado com essa árvore ao pesquisar sobre a Guerra do Contestado. Elas cresciam em meio aos pinhais, formando uma paisagem fantástica.

Fico feliz por ter aprendido um pouco mais neste blog. Parabéns pela iniciativa.

Espero que as suas mudas vinguem e possam te dar bastante sombra no futuro.

Luiz Carlos Catossi disse...

Agradeço o comentário Gian. Sim, já tem outros post's sobre ela. A maior já está com cerca de 1,5m. Tenho plantado elas em meio às outras árvores, pois parece que esse é o ambiente delas. Espero que elas consigam chegar à maturidade.

sidmar sousa disse...

olá meu nome sidmar, gostaria de sabe como faça para obter algumas sementes de imbuia (dimar-ssou@hotmail.com)

Luiz Carlos Catossi disse...

Olá Sidmar. Normalmente eu pego no solo, tão logo caída, pois depois ela 'bicha' / estraga. Na árvore, quando está ficando na cor vinho/marrom. Pelo que sei as ultimas árvores restantes estão entre Leste/Sul do Paraná, Norte, Centro, Oeste e Sul de Santa Catarina. Aonde vc reside ou pretende plantar ?

Juliano disse...

Temos um sítio em Castro-PR onde tem muitas imbuias, a maioria jovens, não muito grossas, mas são de mato, altas, bem saudáveis, e estão crescendo e engrossando a cada ano. Vou preservar essa área, garantindo que no futuro essa árvore linda ainda existirá.

Luiz Carlos Catossi disse...

Olá Juliano,
numa outra postagem, acho que lembrei de informar que a Imbuia não gosta de ficar só, ela gosta é de ficar no meio da mata, principalmente associada ao Pinheiro Araucária.
É normal o pessoal limpar a mata e deixar somente as árvores mais nobres e com o tempo percebe-se, tardiamente, o erro cometido. Assim, deixem as Imbuias na mata. Abraço