quarta-feira, 1 de abril de 2015

Palmeira, como plantar

Esse é um pequeno ensaio de como se plantar um pé de palmeira. Como é o primeiro post com essa intenção, os outros poderão evoluir.  Se possível, mande suas sugestões ou críticas p/melhorar a publicação. Desde já dou o meu 'valeu' !!!

Ganhei nesse fim de março/2015, muitas mudas de Palmeira Imperial ou Real; ainda não sei bem se tem diferença. Vou pesquisar.
Com as mudanças do clima no planeta, aqui no planalto (onde ocorrem geadas) começaram a aparecer plantas de clima quente.
Há abacateiros, cana-de-açucar, jabuticaba, café, manga, entre outros.
Por exemplo, aqui em Santa Catarina, mais especificamente no vale do Itajaí (é quase ao nível do mar), essas plantas  (palmeiras) crescem maravilhosamente bem, tanto que plantam essa palmeira real para venda do palmito, o que ela produz bem rápido.  Um palmito Jussara (nativo do litoral) leva cerca de 12 a 14 anos para produzir o palmito. Até onde eu sei, a palmeira real produz em quatro...

Primeiro procedi ao plantio com a intenção de delimitar a área, ou seja, na divisa com a rua/estrada. Assim, pude plantar em área aberta e em área coberta por árvores, podendo com o passar dos anos ver o resultado. Depois disso, plantei no gramado, no bosque, próximo de tanque d´agua...

 E plantando, senti o desejo de compartilhar com quem gosta ou quer plantar, um pouco de informação. Não entrei no mérito da qualidade do sol, correção de ph...

Quando eu plantei palmito (Jussara), eu o fiz no sistema de "lanço". Para tanto, coletei as sementes maduras (cor roxa/bordô) em uma árvore, removi a polpa em uma peneira com água e lancei na área desejada. Nem esperei secar; lancei úmida.


 as mais amarelas soltaram a polpa, enquanto as escuras ainda a conservam.

Como toda palmeira (que eu conheça...) a semente não é enterrada no solo, mas fica sobre ele. Por isso a gente 'lança' em terreno debaixo de árvores, pois ali há folhas e bastante umidade. Quando a semente sente que é a hora, ela lança uma raiz para baixo e um broto verde p/cima.  Só depois de muito tempo a semente que virou uma casca e cedeu todo o seu conteúdo para a planta, é que cai no solo.
Por que expliquei isso ? As mudas vem com a semente grudada e justamente ela é que vai dizer até onde deve ser enterrada a planta. Vamos lá:

1.

 - Veja a muda com a semente e com uma raiz muito longa que pode vir a ser um problema, portanto, corte com a unha ou objeto cortante, um pedaço da raiz mais longa, evitando menos trauma possível.
2. Essa raiz não pode ficar torta ou enrolada, pois vai prejudicar o desenvolvimento da árvore.
3.


 - Escolha o local, limpe (é melhor) e coloque a muda na cova (veja que a raiz foi seccionada). Em seguida, com a ajuda de um socador, vc vai firmar o pé da raiz...


Com o pé preso no fundo da cova, vc vai puxar levemente a muda na vertical, permitindo que aquela raiz principal fique ereta (isso é importante).
Em seguida


vc vai preenchendo a cova com terra mais estercada  e desprezando aquela terra do fundo que é menos adubada.
Uma dica: quando vc escolhe o local e começa a limpar, existe entre a terra e a vegetação, uma camada de material em decomposição. Esse material misturado com a camada superior de terra, deve ser colocado ao redor da raiz e da planta. O material verde não é bom, pois ele vai fermentar antes de se decompor...

Não esqueça que todo esse material deve ser socado, sempre puxando a planta para cima, para que as raízes estejam em íntimo contato com os nutrientes. Sem socar, as raízes ficam soltas e demorariam muito para alcançar o alimento, podendo vir a secar.




vejam que a terra bem socada, foi até o nível da semente.  A partir daí  só um material leve, pois esse é o processo que ocorre naturalmente quando a semente cai da palmeira.


 - Aqui ela já recebeu um aconchego de material fofo e a colocação de estacas demarcando o local, já que ela vai demorar (principalmente aqui cujo clima é mais p/temperado) para ter porte e aparecer. Revise e troque as estacas.


O plantio em área aberta é mais delicado. Plantei mais para testar, pois sei que o palmito não suporta o sol direto.  Depois de um porte até que vai, mas não tão miúda, num campo... Outro detalhe importante, já que o sol é direto, é a questão da água. Períodos mais prolongados sem chuva, vai exigir a rega. Plantou em área aberta, fique atento ao clima e compareça com um regador.
Aqui que tem geada, então... a coisa fica preta, ou melhor, branquinha...


 - Esse é o sol que elas gostam... bem de leve.

Espero que tenham gostado !



Nenhum comentário: