quarta-feira, 12 de agosto de 2009

As aves Quero-Quero

O ser humano tem como característica o uso da madeira de diversas maneiras. Percebo também que muitas árvores atrapalham a vista (o horizonte)... é um comportamento dele (homem).
Com toda a campanha que se faz atualmente (estamos no séc. XXI), você pode escrever: o homem vai acabar com as matas e consequentemente com rios ! Parece que é algo incompatível = homem x mato. O ser humano detesta insetos; que dirá bichos.... Cobra ? meu Deus !!!! Socorro!!!!
O ser humano é um bicho orgulhoso e prepotente.
Raciocine comigo: Faz uma caixinha de lata, umas peças de plástico dentro, com um jato que sopra ar frio e quente; umas lâmpadas que emitem um facho de luz e mais algumas coisinhas (automóvel).
Se locomove (humano) , com o peito estufado e capaz de matar um outro quando esse o atrapalha nessa locomoção.
É simplesmente ridículo, só usando esse exemplo do carro. Quem dirá das roupas e dos buracos/puleiros onde moram, dos hábitos, das comidas....
É capaz de matar por motivos absurdos.
Um grupo bate o pé em um objeto que chamamos "bola" e outro grupo disputa-a, mas depois a chuta para longe entre três barras que chamam traves do gol. Alguns deles ganham um valor extremamente alto para fazer isso..... As pessoas dividem-se em torcidas; vestem-se com as cores daquele time escolhido; usam objetos; induzem os filhos a fazerem o mesmo.... Realmente é algo muito inteligente !!! (estou sendo cínico)
Falando em inteligência, nem vou entrar no mérito do virtual, que já não é real.....
Creio que essa questão tem muito a ver com o "encantamento" que já é um outro assunto....
Voltando ao desmatamento, percebemos de forma mais próxima a migração de aves e animais do "mato" para a área urbana, uma vez que estão perdendo o seu "habitat".
São muitos os casos. Sei dos crocodilos na Austrália, de cobras Sucuris e Jibóias no Brasil, de lagartos, de gaviões que já moram nas metrópoles. Nesse caso dos gaviões é muito saudável para o homem, pois eles comem ratos, pombos, pardais .... Muitas pessoas alimentam pombos e pardais, pois não conhecem as implicações disso. Nem conhecem o Tico-Tico. Não sabem da história (invasão do pardal).
Dos pássaros que vieram para a cidade, um destaca-se pelo seu barulho:

O quero-quero (Brasil) ou abibe-do-sul (Portugal) (Vanellus chilensis).
Ele é barulhento de dia e de noite, bastando que algo lhe ofereça perigo. Um excelente alarme.
Eu ainda não sei distinguir macho e fêmea, mas percebi algo lá onde vou morar:
-três aves defendem uma área e somente uma pousa e deita no ninho que é feito no chão, na grama, porém sem aqueles gravetos que são característicos dos ninhos. Quando ameaçados eles ficam distante do ninho cerca de 3m e disfarçam. Parece, segundo disseram, que um deles é filhote, por isso três.
Fazem vôos rasantes e ameaçadores ao intruso para que se afaste. Se vc der um zoom na foto vai observar numa parte da asa, um ferrão. Deve ser bem doído levar uma dessas na cabeça ou no ombro....
Essa ave sabe usar a camuflagem de uma foma bastante instintiva; os filhotes, após a eclosão (dos ovos), sabem ficar imóveis na grama quando da aproximação de algo estranho a eles. Para localizá-los é muito difícil. Você precisa ir com um companheiro para fazer a defesa do ataque aéreo e ficar muito atento para ver um ponto mais escuro na grama. Veja a foto. Depois de localizado ele não foge; fica imóvel. Só pia se for apanhado, mas continua imóvel.

Nenhum comentário: